BLOG

O que fazer com o lixo?

O lixo é uma questão a ser discutida, independentemente se estamos falando do lixo doméstico ou de um estabelecimento comercial. Devemos gerar o mínimo de resíduos possível e, quando gerado, é imprescindível dar o correto destino a ele.

Apenas alguns minutos por dia são suficientes para a separação do lixo, sendo essa a primeira etapa a caminho da responsabilidade ambiental para que tenhamos economia de energia, água, espaço nos aterros sanitários e ainda gerar renda.

Quais são e onde colocar cada tipo de lixo:

– Recicláveis – vidro, plástico, alumínio, metais, papel, embalagens em geral. Lave esses utensílios e deixe secar antes do descarte, em uma caixa ou outro local apropriado, até o momento da coleta. Você pode colocá-los todos juntos, já que a separação ocorre no centro de reciclagem. Fique atento, pois em alguns municípios a coleta seletiva já é implementada em alguns bairros, valendo ainda a separação entre os diversos tipos de materiais antes do descarte.

– Compostáveis – sobra de comida, cascas, folhas. Coloque-os em sacos de lixo biodegradáveis ou diretamente na composteira, seja ela industrial ou doméstica.

– Rejeitos – papel higiênico, fralda descartável e absorvente. Esses devem ser colocados em sacolas biodegradáveis e enviados para aterros sanitários.

– Baterias e pilhas – junte em um saquinho biodegradável e procure um centro de coleta específico para esse tipo de material.


Como descartar os produtos da Qualifest após o uso:


– Madeira – usar composteira doméstica ou industrial. O tempo de decomposição varia de acordo com a espessura da peça e pode levar até 90 dias, dependendo do método de compostagem.

– Bagaço de cana – corte em pequenos pedaços e coloque na composteira. Se não houver composteira disponível, pode ser colocado no lixo orgânico. O tempo de decomposição é de 45 a 60 dias.

– CPLA e PLA – quebre os talheres em pequenos pedaços e coloque na composteira. O tempo de decomposição é de 40 a 120 dias, dependendo das condições de compostagem.

– Papel – os guardanapos, toalhas e caminhos de mesa podem ser descartados em lixo orgânico ou na composteira e levam até 90 dias para se decompor.

– Palha de palmeira – corte em pequenos pedaços e coloque na composteira. Se não houver composteira disponível, pode ser colocado no lixo orgânico. O tempo de decomposição é de 45 a 60 dias.

– Bambu – os produtos descartáveis de bambu, como os palitos para aperitivos, podem ser descartados em lixo orgânico ou colocados na composteira.

– Pet/rPet – as tampas dos bowls em Pet e rPet devem ser colocadas no lixo que será reciclado. Lembramos que a logística reversa do PET é a mais eficaz em todo o mundo, inclusive no Brasil. Se houver coleta seletiva especial para garrafas PET, as tampas podem ser dispostas também.

Veja o tempo de decomposição de diferentes materiais na natureza e sempre escolha aqueles que podem ser biodegradados e/ou reciclados:
 

– Cigarro: 3 meses até 20 anos.
– Chiclete: 5 anos.
– Casca de banana: 3-4 semanas.
– Casca de frutas: 3 meses a 12 meses.
– Cascas de laranja: 6 meses.
– Copo de plástico (de cafezinho): 40 anos.
– Embalagem Longa Vida: mais de 100 anos.
– Fralda descartável comum: 450 anos.
– Fralda descartável biodegradável:1 ano.
– Frutas e legumes: de 3 meses a 2 anos.
– Garrafa de plástico: cerca de 400 anos.
– Isopor e vidro: Tempo indeterminado. (No caso do vidro mais de 10 mil anos).
– Jornal: 7 meses.
– Latas de aço: 10 anos.
– Latas de Alumínio: mais de 1000 anos.
– Lenços de papel: 3 meses.
– Linha de pesca: 600 anos.
– Lixo radioativo: de 300 mil a 2 milhões de anos (estimativa).
– Luva de Algodão: 3 meses.
– Maçã mordida: 2 meses.
– Madeira: 6 meses (em média).
– Meias de nylon: 30 anos.
– Palito de fósforo: de 6 a 12 meses.
– Palito de sorvete: 6 meses.
– Pano: 6 meses a 1 ano.
– Papelão: 2 meses.
– Papel: 3 meses a vários anos.
– Papel de bala: de 4 a 6 meses.
– Papel toalha: 2 a 4 meses.
– Pilhas: até 500 anos.
– Plásticos: mais de 100 anos.
– Pneus:Tempo indeterminado.
– Ponta de cigarro: 5 anos.
– Recipientes de plástico: 50-80 anos.
– Saco de Papel: 1 mês.
– Sacos e copos de plásticos: de 200 a 450 anos.
– Sapatos de couro: 25-40 anos.
– Tampinha de garrafa: 150 anos.
– Tecido de algodão: 10 a 20 anos.
– Tecido sintético: 100 a 300 anos.
– Toalha de Papel: 2-4 semanas.

* O tempo de decomposição dos materiais pode variar de acordo com a situação do ambiente onde se encontram.

Fontes:
e-Cycle
Gtech