COMPOSTAGEM

A compostagem é um procedimento de reciclagem do lixo orgânico, por meio do qual transformamos esse material em adubo natural. Esse adubo adequa-se ao uso na agricultura, em jardins e plantas, reduzindo, assim, a necessidade de empregar produtos químicos.

O processo de compostagem não apenas se revela fundamental para a produção de adubo, como também promove importantes benefícios agronômicos ao solo. Dentre esses, destacam-se a capacidade de aumentar a retenção hídrica e a melhoria da estrutura do solo.

BENEFÍCIOS

Ao adotar a prática de compostagem, alcançamos inúmeros benefícios, sendo o primeiro deles a sustentabilidade através da reciclagem de resíduos orgânicos. Como resultado, transformamos esses resíduos em adubo ao invés de descartá-los em lixões.

Ademais, destaca-se a vantagem da produção autônoma de adubo, seja para uso doméstico ou na atividade agrícola.

Por fim, é importante ressaltar que a compostagem proporciona um composto orgânico de alta qualidade, capaz de restaurar as características físicas do solo e fornecer nutrientes essenciais para o crescimento saudável das plantas.

TIPOS DE COMPOSTAGEM

Diversos ambientes, como residências, empresas, indústrias, sítios e fazendas, podem realizar a produção de composto orgânico através da compostagem doméstica ou industrial. Dessa forma, que varia entre eles é a escala requerida para a produção.

A compostagem doméstica se revela como uma alternativa viável para o reaproveitamento de resíduos em pequena escala, sendo realizada nos quintais de casa e reduzindo em até 70% a quantidade de lixo gerado diariamente. Sendo assim, podemos utilizar diversos itens em uma composteira doméstica, incluindo restos de alimentos como cascas de frutas, verduras, cascas e talos, alimentos cozidos ou assados em pequenas quantidades, borra de café, podas de grama e folhas.

A compostagem industrial, por sua vez, conduz a transformação de resíduos sólidos orgânicos em um produto orgânico com propriedades de condicionador de solos e/ou fertilizante orgânico composto, seguro para uso na agricultura. Além disso, empregada em escala bem maior do que a compostagem doméstica, ela transforma resíduos de origem agropecuária, urbana, agroindustrial ou industrial.

A COMPOSTAGEM DOS PRODUTOS QUALIFEST

– Lâmina de madeira

A decomposição da lâmina de madeira pode ser realizada tanto em composteira doméstica quanto industrial. O tempo de decomposição varia de acordo com a espessura da peça e pode levar até 90 dias, dependendo do método de compostagem utilizado.

– Bagaço de cana

Para compostagem do bagaço de cana, é necessário cortá-lo em pequenos pedaços e colocá-lo na composteira. Contudo, caso não haja composteira disponível, pode ser colocado no lixo orgânico. O tempo de decomposição é de 45 a 60 dias.

– CPLA

Para compostagem de talheres de CPLA, é necessário quebrá-los em pequenos pedaços e colocá-los na composteira. Dessa maneira, o tempo de decomposição é de 40 a 120 dias, dependendo das condições de compostagem.

– Papel

Guardanapos, toalhas e caminhos de mesa feitos de papel são materiais que podem ser facilmente descartados no lixo orgânico ou na composteira. Esses itens, uma vez descartados, demoram cerca de 90 dias para se decompor completamente. Portanto, é uma excelente opção sustentável para aqueles que desejam contribuir para a redução dos resíduos no meio ambiente.

– Palha de palmeira

Para realizar a compostagem da palha de palmeira, é importante cortá-la em pequenos pedaços antes de colocá-la na composteira. Mas se não houver composteira disponível, é possível descartá-la no lixo orgânico. Nesse caso, a decomposição levará em média de 45 a 60 dias para ocorrer. Independente da forma de descarte escolhida, é uma prática ecologicamente correta que contribui para a redução de resíduos no meio ambiente.

– Bambu

Produtos descartáveis de bambu, como os palitos para aperitivos, podem ser descartados no lixo orgânico ou na composteira.

– Pet/rPet

As tampas dos bowls em Pet e rPet devem ser colocadas no lixo que será reciclado. No entanto, ressaltamos que a logística reversa do PET é a mais eficaz em todo o mundo, inclusive no Brasil. Portanto, caso haja coleta seletiva especial para garrafas PET, as tampas podem ser dispostas também.

TESTE DE COMPOSTAGEM TERA AMBIENTAL

Os produtos Qualifest em bagaço de cana, madeira, palha de palmeira, papel e CPLA passaram por testes de compostagem realizados pela Tera Ambiental, empresa referência nesse tipo de procedimento. Em suas análises, comprovou-se que esses materiais foram compostados, conforme relatório abaixo.