BLOG

Prepare o seu restaurante para o Dia das Mães

Sem dúvida alguma, o Dia das Mães é um dos dias mais movimentados do ano para os restaurantes. É o dia em que os familiares as levam para almoçar e comemorar essa data tão importante. Por essa razão, preparar o seu restaurante para atendê-los da melhor forma possível é essencial.

Para te ajudar nessa missão, vamos dar algumas sugestões para você:

 

Horários de atendimento

Para conseguir atender mais clientes no Domingo do Dia das Mães, você pode abrir o seu restaurante em horários alternativos:
Das 8 às 11h para um brunch especial
Das 12h em diante para almoço, happy hour e jantar

 

Tenha uma equipe preparada

Considerando que nesse dia sua demanda será naturalmente maior, cogite a possibilidade de contratar alguns funcionários extras, tanto para auxiliar no atendimento às mesas, na limpeza e também na cozinha.
Mostre à eles a importância desse dia não somente para o seu restaurante, mas também para aquelas famílias que estão ali. Eles devem ter a consciência da importância do trabalho deles.
Mesmo que você não esteja habituado a fazer reservas, considere essa possibilidade no Dia das Mães. Assim, você consegue ter uma melhor previsibilidade do número de clientes que você receberá. Em contrapartida, os clientes ficarão tranquilos que terão uma mesa reservada no horário combinado.
Oriente sua equipe de garçons a dar as boas vindas e cumprimentar as mães daquela mesa no início do atendimento. É um detalhe, mas que proporciona uma experiência ainda mais agradável.

 

Cardápio diferenciado

Um cardápio com poucas opções mas bem diferenciadas, é uma maneira de tornar esse momento mais especial, ao mesmo tempo que simplifica a produção dos pratos e aumenta a eficiência da sua equipe de cozinha. Dessa forma, o serviço será mais rápido e aumentará a rotatividade das mesas.
Como sugestão, selecione os pratos mais pedidos do seu cardápio e acrescente mais 1 ou 2 opções exclusivas para esse dia. Tenha sobremesas especiais com ingredientes selecionados. Você também pode oferecer um ‘welcome drink’ para todas as mães, como cortesia.

 

Estabeleça um valor fixo por pessoa

Para aumentar a sua lucratividade nesse dia de alta demanda, você pode estabelecer um valor fixo por pessoa, incluindo a entrada, prato principal e sobremesa. Apenas as bebidas serão cobradas à parte.

 

Promova uma experiência

Além de uma comida maravilhosa, que tal proporcionar uma experiência mais completa para as mães? Algumas ideias para você:
– Música ao vivo ambiente
– Show com cantores locais
– Uma recreação especial para as crianças para que as mães possam almoçar mais tranquilas
– Parcerias com empresas locais para presenteá-las com um voucher de desconto em serviços estéticos, massagens etc.

 

Fidelidade

Para fidelizar ainda mais esses clientes, entregue junto à conta um voucher com uma entrada cortesia ou um percentual de desconto, válido para a próxima visita, desde que ela ocorra nos próximos 30 dias.

 

Contribua com um projeto social

Além de vender mais e aumentar a sua lucratividade, você também pode contribuir com alguma causa social de apoio às mães na sua região, doando parte do seu lucro.

 

Espaço e decoração

Otimize o espaço das mesas, já considerando a possibilidade de uni-las para famílias maiores. Colocar mais mesas e cadeiras do que o habitual é uma possibilidade, desde que não comprometa a circulação das pessoas e claro, a qualidade do serviço.
Como decoração, você pode fazer um espaço instagramável logo na entrada para que os clientes tirem fotos e tenham essa recordação. Você pode inclusive contratar um fotógrafo para tirar as fotos e presentear todas as famílias. Convide-os a marcar o seu restaurante nas redes sociais. Isso vai te proporcionar uma divulgação espontânea nos meios digitais.
Nas mesas, um pequeno arranjo de flores naturais agrada a todos. Os guardanapos podem ser de uso único e biodegradáveis. Dessa forma, você terá maior praticidade no serviço e menor impacto ambiental.

 

Divulgue

Explore vários pontos de contato para divulgar a programação do Dia das Mães.
Semanas antes, você já pode divulgar nas próprias mesas do restaurante, naqueles mini tótens em acrílico, informações sobre o evento que você está preparando.
As redes sociais também são uma ótima maneira de divulgar e alcançar mais clientes. Faça stories diários divulgando o cardápio do Dia das Mães, assim como informações de como proceder em relação à reserva de mesas e valores. Você também pode patrocinar alguns posts para alcançar mais pessoas.
Se você tiver um mailing, seja por e-mail ou através de listas de transmissão no WhatsApp, envie mensagens para essas pessoas também.
Os seus garçons podem te ajudar a divulgar as atrações durante todos os dias que antecedem à data.

 

A ideia é que você proporcione a melhor experiência para as mães e seus familiares, de forma que o serviço seja impecável e com uma comida maravilhosa, ao mesmo tempo que seja lucrativo para você.

 

*Conheça as soluções que a Qualifest disponbiliza para restaurantes:
www.lojaqualifest.com.br
www.lojaqualifestb2b.com.br