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Como melhorar a experiência do cliente através da tecnologia

Proporcionar a melhor experiência ao cliente sempre foi uma grande preocupação dos restaurantes. Além disso, observa-se que desde o início da pandemia em Março de 2020, os hábitos de consumo dos brasileiros foram profundamente transformados. O setor de food service foi muito impactado, porém soube se reinventar e recuperar o faturamento, e ainda, melhorar a experiência do cliente através da tecnologia. Em princípio, uma das alternativas utilizadas em muitos restaurantes, inclusive grandes redes, foi usar a capacidade ociosa de suas cozinhas como dark kitchens para manter a estrutura em operação. Um exemplo disso é o Aussie Grill, que surgiu apenas como delivery, utilizando as cozinhas dos restaurantes Outback e Abraccio, pertencentes à mesma rede, e que recentemente inaugurou a sua primeira loja física.

Apenas 33% dos brasileiros comem fora de casa. Os outros 67% cozinham e também pedem refeições em domícílio. O avanço do delivery e o surgimento das dark kitchens, portanto, é um caminho sem volta. Cerca de 20% do faturamento dos restaurantes atualmente vem do delivery.

 

Expectativas para o food service em 2022

A expectativa para o setor em 2022, segundo a ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, é que o food service movimente cerca de 200 bilhões de reais. Isso graças às inovações nos modelos de negócios e ao uso da tecnologia.

Além da mudança de comportamento do consumidor e a certeza que o delivery é um fortíssimo canal de vendas, a tecnologia veio para somar e tornar a experiência do consumidor ainda mais interessante.

 

Outback e Vivenda do Camarão inovam

O Outback digitalizou a espera da mesa com reservas feitas pelo aplicativo. Você também pode escolher por retirar os seus pratos ou receber em casa, com todo o conforto e comodidade. Para que o #momentooutback seja mais parecido com o consumo no restaurante, em todos os pedidos eles enviam o pãozinho australiano de entrada e te convidam a ouvir a playlist do restaurante. Tudo pensado de acordo com a jornada de compra do cliente.

Já a Menu, uma empresa suíça de tecnologia, chegou ao Brasil para auxiliar os restaurantes a usarem os agregadores de delivery, como o iFood, além de terem um delivery próprio. Igualmente, eles também são responsáveis pelos tótens de auto atendimento, muito valorizado especialmente pelo público mais jovem, que prefere ter autonomia e fluidez no processo de pedido, compra, pagamento e retirada. Inclusive, observa-se que o ticket médio no tóten de atendimento é maior. Outra vantagem é o fato de se obter os dados dos clientes, como e-mail e telefone, com maior facilidade, já que o consumidor se sente menos invadido.

É claro que não basta tecnologia sem qualidade de produto. Por outro lado, produto de qualidade sem o uso da tecnologia, você perde oportunidades de negócios. A ideia é que você tenha tudo integrado: experiência, tecnologia, produto de qualidade e tempo reduzido de transação. Tudo para proporcionar a melhor experiência ao cliente.

Ser multicanal, com vendas em diferentes pontos de contato, potencializam os resultados de faturamento e lucro. A Vivenda do Camarão percebeu isso e hoje comercializa seus produtos nos restaurantes da marca, no delivery, na loja online e recentemente inauguraram um empório físico. Online e offline juntos e potencializando as vendas da empresa.

 

Ações personalizadas e localização

A tecnologia também contribui para personalizar as ações de comunicação. Com o autoatendimento por exemplo, através do histórico de pedidos você pode identificar padrões de consumo e criar ações promocionais e divulgar lançamentos. Quanto mais personalizada for a experiência melhor.

E por fim, um outro fator chave de sucesso que continua sendo muito importante para os restaurantes é a localização. Dessa forma, eles conseguem atingir o público de maior poder aquisitivo e garantir que a comida chegue mais rapidamente e em boas condições.

Dentro desse cenário, a preocupação com a sustentabilidade e responsabilidade ambiental tem sido cada vez maior. A intenção é gerar o menor volume de lixo possível e que não comprometa o meio ambiente. Os canudos plásticos foram proibidos em várias regiões do país e o incentivo ao uso de embalagens biodegradáveis tem aumentado consideravelmente. O consumidor valoriza estabelecimentos que possuem essa preocupação e cuidado.

A Qualifest está presente no mercado há 8 anos trazendo soluções de uso único e biodegradáveis. Assim, o seu negócio impactará menos o meio ambiente. Clique aqui e conheça nossas soluções em embalagens biodegradáveis e compostáveis.

Por: Marketing Qualifest, com dados do Webnário da Mercado & Consumo realizado em 09 de Novembro de 2022.