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Os 4 pilares de sucesso para o seu restaurante

Quando se trata de ter um restaurante, cada detalhe importa para garantir o sucesso do negócio. As tarefas são muitas, desde fazer compras e preparar pratos deliciosos até fornecer um serviço impecável e proporcionar a melhor experiência para seus clientes. Para dar conta de todas essas atividades, são necessários estabelecimento de metas e processos internos de trabalho. Por isso, elencamos os 4 pilares de sucesso para o seu restaurante:

 

1. Equipe de atendimento ao cliente

Se a sua equipe for bem treinada e proporcionar uma ótima experiência aos clientes, certamente eles voltarão. É importante também que sua equipe seja coesa e que você tenha estratégias de retenção dos seus colaboradores.

Para agilizar o atendimento e dependendo do perfil do seu restaurante, você pode ter tablets na mesa com o cardápio para os próprios clientes realizarem os seus pedidos. Isso dá maior autonomia a eles e possibilita que sua equipe realize outras tarefas.

 

2. Comida

O tipo de comida, a qualidade dos ingredientes e a apresentação dos pratos são fundamentais para que o restaurante prospere. Os utensílios da Qualifest te ajudam nessa missão e contribuem com o meio ambiente.

Desde o início da operação, deve-se ter muito cuidado na escolha dos fornecedores para que se mantenha um padrão de qualidade superior.

Ter sempre novidades no cardápio e/ou pratos com edição limitada fazem com que o seu cliente tenha sempre mais motivos para voltar.

 

3. Marketing

Construir uma marca forte e estar presente em todos os pontos de contato onde o seu potencial cliente tem acesso aumentam muito as chances do seu restaurante se tornar conhecido e atrair mais pessoas.

Isso inclui ter um website profissional, um perfil no Instagram atualizado com frequência e uma página no Google Business para aumentar a sua encontrabilidade na internet. Sabemos que o Google é a primeira fonte de busca dos consumidores quando querem ter uma experiência gastronômica diferente.

Ter uma lista de e-mails e listas de transmissão no WhatsApp são outras maneiras bem eficazes de estreitar o relacionamento e divulgar as novidades.

Além das ações online, sugere-se fazer eventos, convidar influencers que se identifiquem com o perfil da sua marca e parcerias de negócios e divulgação.

O ambiente do restaurante também contribui muito para fortalecer a sua marca e proporcionar momentos agradáveis para os seus clientes. Nesse sentido, toda a arquitetura e decoração do local devem ser pensados nos mínimos detalhes, passando pelo conforto, beleza, iluminação e uma boa música!

 

4. Gestão

Um negócio que não tem controle sobre os seus números não é um negócio. Ter a gestão orientada para o lucro portanto, é fundamental.

Monitore os dias e horários de maior demanda do seu estabelecimento e procure equacioná-la nos outros períodos, estimulando pedidos no delivery e fazendo eventos e encontros de negócios por exemplo, para ter um fluxo de receita contínuo.

Você também pode ter outras fontes de receitas, como montar uma mini conveniência no seu restaurante para vender seus pratos semi prontos ou congelados, para que os clientes possam levar para casa. Conheça as embalagens da Qualifest para essa finalidade.

Semanalmente, mensalmente e a cada trimestre avalie suas vendas, os produtos mais vendidos e sua margem de lucro. Sempre que possível, reduza seus custos e busque novos fornecedores sem comprometer a qualidade do produto.

 

Os objetivos do restaurante mudam ao longo do tempo

É natural que com o passar do tempo o restaurante vá mudando os seus objetivos. No início da operação, o objetivo principal sempre será tornar o estabelecimento conhecido e proporcionar a melhor experiência para que os clientes voltem e indiquem para outras pessoas. Um restaurante com mais de dez anos de mercado já pode estar pensando na sua expansão, crescimento e até mesmo a criação de novas marcas.

Independentemente do momento que você esteja com o seu negócio, ter a combinação perfeita de comida, equipe, marketing e gestão é o que vai fazer o seu restaurante crescer e prosperar.

Fonte: Marketing Qualifest