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Como reduzir a rotatividade dos funcionários

Ter uma equipe coesa é um desafio e tanto para as empresas hoje em dia. É claro que às vezes é inevitável, mas certamente existem maneiras de reduzir a rotatividade dos funcionários do seu restaurante:

 

– Cada membro da sua equipe é único

Com características muito próprias e individuais, cada colaborador deve sentir que é parte da equipe e que o seu trabalho é fundamental para o bom funcionamento e crescimento da empresa.

 

– Tenha metas

É importante envolver os colaboradores para que todo o time atinja as metas, as quais devem ser claras e monitoradas com bastante frequência. Assim, deixe claro as oportunidades de crescimento de cada um dos colaboradores na estrutura do seu restaurante.

 

– Estimule o diálogo

Nada como uma boa conversa de alinhamento de expectativas. Como proprietário do restaurante, abra a possibilidade de diálogos para sentir o nível de felicidade da equipe. Equipe feliz, cliente feliz!

 

– Pague salários competitivos

Por mais que não seja o único fator de troca de emprego, sem dúvida é um fator muito importante. Então, procure ter salários compatíveis com a função e também a possibilidade de remuneração variável de acordo com as metas alcançadas.

 

– Incentive o aprendizado contínuo

Dê condições e estimule a aprendizagem contínua da sua equipe, deixando claro que além deles contribuírem mais com a sua empresa, eles se tornarão profissionais mais capacitados e valorizados.

 

– Tenha um ambiente saudável

Proporcione um ambiente saudável e acolhedor para a sua equipe. Trabalhar em um local agradável estimula muito as pessoas a não quererem sair. Ouça-os, escute suas sugestões de melhorias, envolva-as no processo.

 

– Forneça uniformes à sua equipe

Assim, eles não gastarão energia nem dinheiro para definir que roupas vestirão diariamente e você reforça o seu posicionamento de marca e a sua identidade visual.

 

– Dê oportunidades de crescimento

Deixe claro para todos os seus colaboradores os cargos, funções e chances de crescimento. Sempre que tiver oportunidade, dê treinamentos e capacite-os para funções melhores e mais bem remuneradas.

 

– Faça sessões de degustação

Toda a sua equipe, principalmente a da linha de frente, precisa conhecer os pratos do seu restaurante. Saber quais são os ingredientes, os pratos mais pedidos, para poder orientar melhor os seus clientes e, quem sabe, aumentar o ticket médio.

 

– Promova confraternizações internas

Fim de ano? As metas foram cumpridas? Aniversariantes do mês?
Tudo pode ser um motivo para confraternizar e unir mais a equipe. O sentimento de pertencimento é um grande motivo para as pessoas pensarem duas vezes antes de trocar de emprego.

 

– Premiações

Faça campanhas internas de vendas para promover itens específicos do cardápio, como um novo prato ou drink. Quem tirar mais pedidos desse item na semana ou no mês, pode ganhar um vale presente em uma loja bacana da sua região.

 

– Atenção no momento da contratação

Além das habilidades técnicas, experiências anteriores etc., avalie se o candidato tem o perfil necessário para trabalhar no seu restaurante e se integrar rapidamente na sua equipe.

Essas são algumas sugestões para reter seus colaboradores por mais tempo e reduzir a rotatividade. Antes de tudo, ouça sua equipe. Assim como, trate cada um individualmente, forneça uma remuneração justa e não esqueça dos benefícios e premiações. Com toda a certeza são pequenos detalhes que podem aumentar a lealdade e a felicidade dos funcionários.

 

Fonte: Qualifest

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