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Adaptando seu cardápio para dietas alternativas

Ao adaptar o seu cardápio para essas dietas alternativas, você consegue atender um público maior e muitas vezes com maior poder aquisitivo. Os motivos que levam essas pessoas a escolherem uma alimentação sem carne por exemplo, são vários: preservação ambiental, manutenção do clima global, transição para uma agricultura sem agrotóxicos e no bem estar animal. Além disso, existe uma forte vertente que defende a “comida de verdade”, para que o nosso consumo seja voltado para alimentos naturais, evitando ao máximo os produtos processados e enlatados.

Na busca permanente por bem-estar e saúde, há um movimento crescente de “flexitarianos”, ou seja, de consumidores que estão procurando a substituição ocasional de carne animal ou laticínios por produtos à base de plantas, por considerá-los naturais e mais nutritivos. Segundo a pesquisa da Kantar Worldpanel, 86% das refeições “plant-based” são consumidas por não veganos, o que faz com que esse mercado seja ainda maior.

E você, como proprietário de restaurante, deve estar atento à essas mudanças sociais, que certamente impactam ou impactarão o seu negócio. Isso não quer dizer que você precisa mudar completamente o seu cardápio, mas há algumas ações que você pode tomar para atender esse perfil de consumidores, como por exemplo, oferecer opções sem glúten, veganas e/ou vegetarianas.

Ter um cardápio diferenciado, além de atender melhor às exigências e expectativas dos seus clientes, pode proporcionar um aumento do faturamento e lucro para o seu restaurante.

Existem centenas de dietas e estilos de vida presentes na sociedade, mas aqui estão as 3 mais comuns, que você pode adaptar o seu cardápio para oferecer aos seus clientes:

 

1. Vegetarianismo

Quem é adepto dessa dieta, não come carne, frutos do mar ou alimentos cozidos com caldos ou produtos de carne. Os vegetarianos consomem principalmente vegetais, frutas, grãos e feijões e também produtos de origem animal, como ovos, leite e mel. Cerca de 14% dos brasileiros se declararam vegetarianos numa pesquisa encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) ao IBOPE em 2018. Isso representa cerca de 30 milhões de brasileiros. É um número expressivo demais para se ignorar.

 

2. Veganismo

Além de não consumirem nada à base de carne, os veganos não comem nenhum alimento que venha diretamente de animais, como ovos, laticínios e mel. A dieta vegana depende de frutas, vegetais, grãos e feijões, e leites de origem vegetal, como amêndoas e soja. Os veganos também procuram excluir toda e qualquer forma de exploração e crueldade contra animais de estimação, seja na alimentação, no vestuário, nos cosméticos e em qualquer outro produto derivado ou testado em animais.
Do ponto de vista de negócios, é um dos segmentos que mais cresce no setor de alimentação e, por isso, um dos mais promissores.

 

3. Dieta sem glúten

Sem dúvida é a dieta que mais cresceu nos últimos anos, por isso os restaurantes devem ter opções sem essa proteína, encontrada em alguns tipos de grãos, principalmente no trigo, centeio e cevada. As pessoas que sofrem de doença celíaca ou doença de Crohn não podem processar a proteína do glúten, por isso devem evitar alimentos que a contenham.

 

Maneiras e cuidados que você deve tomar para adaptar o seu cardápio para dietas especiais:

Ofereça alternativas sem glúten
Desenvolva receitas sem glúten, como massas, pães e pizzas, além é claro, de outros pratos à base de proteínas e vegetais.

Cuidado com manuseio dos utensílios que serão utilizados na preparação dos pratos, para evitar a contaminação cruzada, ou seja, para que os equipamentos não sejam contaminados com os ingredientes com glúten utilizados na preparação dos outros pratos.

Coloque uma legenda no cardápio identificando quais são os pratos que atendem à essas demandas especiais. Para isso, você pode usar um símbolo que os identifique. Se você tiver vários pratos com essas características, você também pode ter uma sessão exclusiva no seu cardápio para essa finalidade.

Procure comprar os ingredientes de produtores locais, para que os alimentos cheguem frescos e sem grandes deslocamentos para a entrega. Isso proporciona um menor impacto ambiental.

Com essas mudanças e inclusões, você atenderá um perfil de público maior, diferenciado e dessa forma, se posicionará como uma empresa mais acolhedora e aberta aos adeptos desse tipo de alimentação e estilo de vida.

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