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Definindo metas SMART para o seu restaurante

Ao definir metas para o seu restaurante, fica mais fácil você acompanhar o crescimento da empresa, definir os próximos passos e mudar a rota, se necessário. Para te ajudar nessa missão, vamos falar das metas SMART, sigla em inglês que significa:

Specific – Específica
Measurable – Mensurável
Achievable – Atingível
Realistic – Relevante
Timely – Temporal

 

Específica

Sua meta deve ser clara e bem definida. Alguns exemplos para restaurantes:
– Aumentar as vendas de sobremesas e drinks
– Aumentar o lucro do restaurante
– Melhorar a percepção da marca nas redes sociais
– Reduzir o desperdício de alimentos
– Usar embalagens descartáveis biodegradáveis

 

Mensurável


Você deve criar um parâmetro que possa ser medido ao longo do tempo.
Usando os mesmos exemplos anteriores:
– Aumentar as vendas de sobremesas e drinks em 30%
– Aumentar o lucro do restaurante em 10%
– Melhorar a percepção da marca nas redes sociais, com um engajamento superior à 10%
– Reduzir o desperdício de alimentos em pelo menos 20%
– Usar 100% de embalagens descartáveis biodegradáveis

 

Atingível

Não basta definir a meta, ela também tem que ser possível de ser alcançada. Por exemplo, não faz sentido dizer que você quer dobrar o volume de vendas, se hoje você já está perto da sua capacidade de atendimento. Então, você precisa definir metas que sejam factíveis e dentro da realidade do seu mercado.

 

Relevante


Essa meta refere-se a quão pertinente e apropriada ela é, ou seja, se atende as necessidades do restaurante e se está alinhada ao posicionamento da marca.
Por exemplo:
– Aumentar as vendas de sobremesas e drinks em 30%, já que são produtos altamente lucrativos.
– Aumentar o lucro do restaurante em 10%, para que possamos investir na expansão do mesmo.
– Melhorar a percepção da marca nas redes sociais, com um engajamento superior à 10%, pois precisamos de público qualificado.
– Reduzir o desperdício de alimentos em pelo menos 20%, pois isso está comprometendo a margem de lucro do estabelecimento.


Temporal


Além de definir suas metas, você precisa determinar o prazo em que elas ocorrerão, lembrando que elas devem ser possíveis de serem atingidas. Com prazos pré-estabelecidos e com a sua equipe ciente deles, a procrastinação tende a diminuir e fica mais fácil monitorar e comemorar os resultados.

Certamente o estabelecimento de metas e principalmente o cumprimento delas, contribuirão para o crescimento do seu restaurante e motivação da sua equipe.

Fonte: Marketing Qualifest