BLOG

Como criar cardápios para serviços de catering

Um dos primeiros passos para iniciar um negócio de catering é pensar nas possibilidades para o seu cardápio. Assim, ao oferecer opções originais, você pode levar a sua empresa para o próximo nível e causar uma excelente primeira impressão para os seus clientes e convidados. É recomendável que você tenha uma boa variedade para atender diferentes perfis de clientes. Nesse post apresentaremos algumas sugestões de como criar cardápios para serviços de catering.

Antes de escolher quais receitas incluir no seu cardápio, você deve considerar algumas variáveis que podem influenciar na sua decisão:

– Disponibilidade de ingredientes: algumas receitas mais exóticas e combinações de ingredientes são perfeitas para o seu paladar, mas não necessariamente para os seus custos. Alimentos frescos, exóticos ou raros são caros e podem exigir que sejam importados e encomendados com bastante antecedência. Este é um custo adicional que pode afetar muito a sua lucratividade, então avalie a real necessidade deles.

– Custo por porção: com base no seu posicionamento, tipos de alimentos e estilo de serviço, avalie o quanto o seu cliente está disposto a pagar e procure adequar a sua estrutura de custos, para que mantenha a demanda em alta, ao mesmo tempo que o seu negócio seja lucrativo. Se necessário substitua ingredientes por alternativas de menor custo.

– Tempo de preparo: algumas receitas exigem mais tempo de preparo do que outras e mais funcionários, o que certamente provocará um aumento dos custos. Busque alternativas para reduzir o tempo de preparo dos pratos.

 

Definindo o cardápio

Embora as receitas tradicionais agradem a maioria, dar um toque exclusivo às suas opções pode ser um fator de diferenciação bem interessante.
Independentemente do que será oferecido, considere ter uma seleção de pratos abrangendo todas as categorias:
– Aperitivos
– Saladas, sopas e acompanhamentos
– Entradas
– Sobremesas

Ter opções diferenciadas permitirá que você proporcione uma experiência exclusiva, algo que seus clientes e convidados não encontrarão em nenhuma outra empresa.


Para isso, siga essas 3 etapas:

 

1. Comece com uma receita testada.

Primeiro você domina uma receita para então criar variações dela mesma. Experimente novos sabores e substitua ingredientes, como recheios, coberturas e temperos diferentes da receita original.

 

2. Combine ingredientes e adicione seus próprios sabores

Decida se você vai criar um prato doce ou salgado e adicione novos sabores para torná-lo único para você.

 

3. Renove suas apresentações

Além de acrescentar e/ou substituir ingredientes, você também pode se diferenciar através da apresentação dos pratos. Cortar de uma determinada forma, adicionar guarnições ou arrumar de uma maneira diferente pode dar uma outra cara e fazer com o que o seu prato se destaque, mesmo que seja uma receita tradicional.

Inovar nos ingredientes, apresentar um cardápio diferenciado e caprichar na apresentação pode fazer com o que o seu serviço de catering se destaque da concorrência e proporcione a melhor experiência para os seus clientes.

[Conheça as soluções para catering da Qualifest]

Fonte: Qualifest