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O seu restaurante é lucrativo?

A margem de lucro de um restaurante é o que determina se ele é bem sucedido ou não. Assim, não importa se você está abrindo um restaurante agora ou se já está no mercado há bastante tempo, entender o potencial de sua margem de lucro é uma das chaves para o sucesso nesse setor.

 

O que é margem de lucro?

É a diferença de tudo o que o seu restaurante fatura X as despesas totais. Cada vez que uma venda é realizada, o custo das despesas deve ser retirado da venda. O valor resultante portanto é o lucro. Dessa maneira, o cálculo da margem de lucro é um método para expressar isso em uma porcentagem.

 

O cálculo é o seguinte:

Você precisa saber qual é o seu faturamento total e seus custos totais.
O faturamento total são todas as vendas realizadas durante um determinado período. Já os custos totais é a soma de todos os custos variáveis (insumos) e dos custos fixos (aluguel, folha de pagamento, impostos etc.).

Com os números em mãos, subtraia os custos totais do faturamento total para chegar ao lucro líquido. Na sequência, divida o lucro líquido pela receita total e multiplique o valor por 100 para obter uma porcentagem.

Exemplo:
Se você vende uma xícara de café por R$ 5,00 e seus custos para cada xícara são R$ 2,50, você obteve um lucro de R$ 2,50. Sua margem de lucro portanto é de 50%.

 

Fórmula da margem de lucro:

Receita Total – Despesas Totais = Lucro Líquido
(Lucro Líquido ÷ Receita Total) x 100 = Margem de Lucro Líquido

 

Essa fórmula também pode ser aplicada com os números totais do seu restaurante.

Exemplo:
Faturamento total/mês – R$ 150.000,00
Custo total/mês – R$ 138.000,00
R$ 150.000 – R$ 138.000 = R$ 12.000,00 de lucro.

(R$ 12.000,00 / R$ 150.000,00) X 100 = 8

Margem de lucro = 8%

É muito importante precificar corretamente os produtos do seu cardápio para que o faturamento seja sempre maior do que os custos totais. Do contrário, você terá prejuízo.

 

E se você quiser aumentar o lucro do seu restaurante? Existem 3 caminhos para isso:

– Aumento do faturamento – conforme você aumenta o volume de vendas, o montante do lucro aumenta, mas o percentual tende a permanecer já que os custos podem aumentar também.
– Redução dos custos – se você conseguir reduzir os custos variáveis e operacionais mantendo o faturamento, certamente você vai conseguir aumentar o lucro tanto em quantia de dinheiro quanto em percentual.
– Aumento do preço – sem dúvida, aumentar o preço é o caminho mais rápido para aumentar a margem de lucro. Porém, deve-se ter consciência da demanda de mercado e o quanto o cliente está disposto a pagar.

A margem de lucro é um conceito financeiro básico, a fim de ajudar os proprietários de restaurante a avaliar a lucratividade de seus negócios. Por isso, o volume de clientes atendidos é tão importante quanto a margem de lucro de cada venda.

Melhorar a lucratividade é o que vai fazer o seu restaurante crescer e prosperar.

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Fonte: Marketing Qualifest, inspirado no post da Webstaurantstore.
Foto: Saravá Itacaré, cliente da Qualifest que utiliza pratos e bowls em bagaço de cana.

 

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