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O plano de negócios para o seu novo restaurante

Realizar um plano de negócios, também conhecido como business plan, antes de abrir um restaurante, pode ser interessante para auxiliar na tomada de decisões e para obtenção de empréstimos bancários, se necessário.

Abaixo você pode ver as etapas necessárias para um bom plano de negócios de um novo restaurante:

 

1. Sumário executivo

O sumário executivo contém uma breve descrição das principais informações contidas no plano de negócios em questão. É a primeira sessão que os potenciais investidores vão ler, então é imprescindível que ele traga as informações-chave, de forma concisa e direta ao ponto, que os estimule a continuar lendo o documento.
Reforce os diferenciais do restaurante, previsão de abertura, a localização privilegiada, uma breve análise com as oportunidades de mercado, a experiência da equipe de gestão e cozinha e os investimentos necessários.
Em síntese, o sumário executivo deve enfatizar porque vale a pena investir em seu restaurante.


2. Visão geral do restaurante

Nessa etapa do plano de negócios, você terá que fornecer informações mais detalhadas de como será o seu restaurante, quanto à estrutura, funcionamento, horários, padrão de atendimento, número de funcionários etc. A princípio, como será o serviço? Será buffet ou a la carte? Vai funcionar o dia todo ou apenas em alguns períodos do dia? Será necessária uma equipe de garçons ou apenas atendimento no balcão será suficiente?
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3. Conceito, decoração e cardápio

Você deve detalhar o conceito do restaurante, apresentar ideias de cardápio e referências visuais de como será a decoração. Se já tiver a identidade visual criada – logo e paleta de cores, insira também no conteúdo do plano. Além disso, sugerimos que você faça um moodboard (painel de referências visuais) para tangibilizar suas ideias e facilitar a visualização por parte de quem está lendo. Durante o desenvolvimento desse conteúdo, procure responder as seguintes questões:
– O que tornará o seu restaurante único?
– Como será o cardápio?
– Qual é o público-alvo que você quer atrair?
– Qual será o posicionamento de marca? Como você quer ser visto pelo seu cliente?
Quanto mais detalhes você apresentar nessa etapa, melhor.
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4. Composição societária

Principalmente se você estiver em busca de investidores externos, se faz necessária a apresentação de todos os sócios do futuro restaurante. Mesmo se você for o único proprietário, faça uma apresentação de sua qualificação para operar o estabelecimento.


5. Colaboradores e terceiros

Detalhe todos os perfis necessários das pessoas que você deverá contratar para colocar o restaurante em funcionamento. Defina todos os cargos e funções, incluindo as suas atribuições. Se houver necessidade da contratação de terceiros ou free lancers, descreva também. Da mesma forma, se você já tiver o manual de operações e processos pronto, anexe ao documento.


6. Análise de mercado

Como está estruturado o mercado no momento, quais são as características do público que você quer atrair do ponto de vista demográfico e estilo de vida. Além disso, procure saber o que eles buscam, o que valorizam, qual é o seu poder de compra, se tem o hábito de frequentar restaurantes ou não. Essas informações o ajudarão a entender seus clientes potenciais, seus interesses, hábitos alimentares e de consumo, para que você possa se adaptar para atender aos seus desejos e necessidades.Dessa forma, você terá mais segurança para conduzir o seu negócio.


7. Análise da concorrência

Observe na região como os outros estabelecimentos de alimentação trabalham, posicionamento de marca, faixa de preço praticada e que perfil de público atendem. Procure descobrir lacunas ou aspectos que você possa se diferenciar deles, para que consiga ocupar uma posição única e exclusiva na cabeça do seu cliente.

 

8. Estratégias de comunicação

Chegou a hora de definir como você vai divulgar o seu restaurante para atrair clientes e ser competitivo na sua região.
Em primeiro lugar, você pode considerar um evento de inauguração, chamar a imprensa local e trabalhar as redes sociais com eficiência.
Em seguida, considere também programas de fidelidade, cardápios e eventos sazonais e outras ações que estimule os clientes a voltarem mais vezes.
[Nesse post, você encontra mais conteúdo sobre divulgação]


9. Dados financeiros

Levante todos os custos envolvidos na construção/reforma do estabelecimento, bem como compra de equipamentos, utensílios e móveis. Faça uma projeção de custos fixos e variáveis mensais e do fluxo de caixa necessário para os primeiros meses da operação. Faça também uma projeção de faturamento e de quanto tempo será necessário para que aconteça o retorno sobre o investimento.
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Ao escrever o plano de negócios do seu futuro restaurante, certifique-se de levar em consideração a pessoa que irá lê-lo e as informações em que ela está mais interessada. Tenha em mente também que seu plano de negócios será uma referência para você seguir durante todo o processo de abertura do restaurante, trazendo informações que não serão úteis apenas para potenciais investidores, mas também para você e sua equipe de gestão.


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Fonte: Marketing Qualifest, inspirado no post da Webstaurantstore.
Foto: @firmbee on unsplash.com