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A melhor maneira de definir metas para o seu restaurante

Definir metas é fundamental para você saber onde quer chegar e também para monitorar se o seu restaurante está crescendo ou não.

Utilizando o método S.M.A.R.T., originalmente criado por George T. Doran, a definição de metas fica bem mais simples e fácil.

São 5 critérios que você deve considerar para definir boas metas:

 

1. Específico (Specific)

Quanto mais clara e específica for a sua meta, melhor. Dessa forma, ajuda a esclarecer as etapas necessárias para atingi-las. Abaixo estão alguns exemplos de objetivos específicos:
– Aumentar as vendas em relação ao ano anterior. Para ser mais específico, você pode definir a meta trimestral ou até mensal.
– Aumentar a exposição da marca nos meios online.
– Reduzir o desperdício de alimentos
– Substituir as embalagens de plástico por embalagens biodegradáveis

 

2. Mensurável (Measurable)

Uma boa meta deve poder ser medida. Exemplos:
– Aumento das vendas em X% comparado ao mesmo trimestre do ano anterior.
– Aumento de Y% da visibilidade da marca nas redes sociais.
– Redução de Z% no desperdício de alimentos.
– Índice de X% de aprovação da comida, ambiente e atendimento. Inclusive, você pode fazer uma pesquisa com os clientes para descobrir essa informação.
– Substituir 100% das embalagens plásticas por embalagens biodegradáveis

 

3. Alcançável (Attainable)


O objetivo que você definir deve ser ousado e ao mesmo tempo possível de ser alcançado. Por exemplo, dificilmente você vai atingir a meta de milhões de faturamento no primeiro mês.
Então, defina seus objetivos de acordo com a sua realidade de mercado e capacidade de atendimento. Comece com metas mais realistas e aos poucos aumente-as.

 

4. Relevante (Relevant)

O objetivo que você definir deve ser “importante” e “essencial” para sua empresa, com o intuito de atender as necessidades do seu restaurante, ser realista à situação econômica do momento e ser valorizado pelo público que você quer atingir, de maneira a fortalecer a sua marca.

 

5. Temporal (Time based)

Todos os seus objetivos devem ter um prazo para serem cumpridos, evitanto assim a procrastinação e criar um senso de urgência. Ao mesmo tempo, é importante também que esses prazos sejam viáveis.

Manter o sucesso de um restaurante não é tarefa fácil, mas ficará muito mais desafiador se não tiver metas muito bem definidas. Por isso, os proprietários de restaurantes precisam estar atentos às necessidades de seus restaurantes e assumir uma postura ativa e constante para melhorar seus negócios.

Fonte: Marketing Qualifest