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Estilos de restaurantes para você se inspirar

Dos mais requintados aos mais descolados, cada restaurante tem seu próprio ambiente e sensação únicos, mas ainda assim é possível categorizá-los em 11 tipos mais comuns, de acordo com o tipo de serviço, cardápio e público-alvo. Vamos apresentar alguns estilos de restaurante para você se inspirar:

 

1. Restaurantes sofisticados

Os clientes procuram principalmente os restaurantes sofisticados para ocasiões especiais como aniversários, casamentos e eventos corporativos. Esses estabelecimentos possuem um ambiente formal, os colaboradores são muito bem treinados e seguem regras de etiqueta para servir os pratos e as bebidas. Além disso, é muito comum que o cardápio desses restaurantes traga pratos e ingredientes exóticos, o que exige alta especialização do chef e sua equipe.
Os valores cobrados nesse tipo de estabelecimento são mais altos e a margem de lucro tende a ser maior, ao mesmo tempo que precisam prestar um serviço premium para atender aos clientes mais exigentes.

 

2. Restaurantes casuais

O ambiente dos restaurantes casuais varia muito de acordo com a proposta da marca e público-alvo, mas a maioria possui cardápio com preço acessível, ambiente e serviço descontraído, decoração agradável e sem luxo.

 

3. Restaurantes contemporâneos

São modernos, investem em design, se inspiram na moda e possuem marcas diferenciadas. Atraem público jovem, o ambiente é descolado e sempre possuem cantinhos instagramáveis para fotos. Do mesmo modo, os pratos possuem apresentação linda e caprichosa.

 

4. Restaurantes com estilo familiar

Normalmente possuem espaço para as crianças brincarem, os pratos são variados e fartos para compartilhar, o ambiente é bem descontraído e a música é sempre presente para proporcionar um ambiente muito alegre.

 

5. Casual rápido

Um crescente número de restaurantes casuais surgiram com uma proposta de refeições mais leves e saudáveis, oferecendo serviço prático e, muitas vezes, direto no balcão. Além disso, o ambiente e a decoração são bem descontraídos, o que atrai pessoas que buscam por um lanche rápido, feito com ingredientes frescos e que seja mais saudável do que uma opção de fast food convencional. Vale ressaltar que o apelo à sustentabilidade e à responsabilidade ambiental é bastante comum nesse tipo de estabelecimento. Isso implica em exigências de atendimento rápido e disponibilidade de descartáveis, preferencialmente biodegradáveis.

 

6. Fast food

Lanches e pequenas refeições prontas em poucos minutos, de preferência com serviço drive-thru e balcão em um ambiente casual e muito descontraído.
O foco está na agilidade do serviço com um sistema de produção interno altamente eficiente. Atenção especial aos descartáveis, que devem ser seguros e de baixo impacto ambiental, como guardanapos, talheres, copos de papel e embalagens em bagaço de cana.

 

7. Cafeterias

Esses estabelecimentos oferecem ambientes muito agradáveis e versáteis, ideais tanto para um rápido café com uma amiga quanto para uma reunião de negócios. Além disso, uma boa localização e um cardápio com grande variedade de cafés, opções de salgados, doces e pequenas refeições, como quiches e saladas, são chave de sucesso. Adicionalmente, eles contam com uma estrutura de trabalho que inclui excelente sinal Wi-Fi e tomadas disponíveis para notebooks e celulares.
Ter as opções de delivery e take away certamente ajudarão no aumento de vendas.

 

8. Restaurantes com serviço de buffet

Muito presente em grandes cidades, oferece ampla variedade de pratos, da salada à sobremesa a um preço mais acessível e é caracterizado pelo autosserviço, o que contribui para a redução dos custos operacionais. Sendo assim, a decoração pode ser tanto casual como mais elegante, como é o caso das churrascarias.

 

9. Food trucks

Os food trucks, trailers e até os carrinhos de alimentação, muito comuns em festas e eventos, são alternativas bem interessantes para estar presente onde o cliente está. Têm um custo operacional mais baixo em comparação com quem tem espaço físico fixo, porém eles dependem da existência e da autorização de feiras e eventos para fazerem parte. Eles possuem um cardápio limitado e exigem uma forte previsão de demanda, a fim de evitar a falta ou o desperdício de ingredientes. Tem que estar muito presente nas redes sociais para comunicar aos clientes onde o seu food truck estará presente.

10. Restaurantes pop-up

São estabelecimentos temporários e sazonais, o que possibilita aos proprietários, chefs e clientes experimentarem novos conceitos e criações de restaurantes sazonais em espaços alternativos. Além disso, eles montam a estrutura temporária em containeres ou até mesmo oferecem serviço de mesa e à la carte. No Brasil, esse tipo de estabelecimento é bastante presente em cidades litorâneas durante o verão e em locais de montanha durante o inverno, como Campos do Jordão e Monte Verde.
O conceito dos restaurantes pop-ups é criativo e contemporâneo, e exige forte esforço de comunicação nesse período para que haja retorno do investimento.

11. Dark kitchens

São os serviços exclusivos para delivery, não abertos ao público.
Durante a pandemia, surgiram milhares de dark kitchens, com o objetivo de reduzir custos. Além disso, a escolha do cardápio deve ser bastante criteriosa, a fim de garantir que os pratos cheguem à casa do cliente com a textura e temperatura adequadas. Os pedidos, por sua vez, são feitos 100% online, seja por meio de soluções próprias, whatsapp ou serviços como iFood e Uber Eats. Por conseguinte, é essencial ter uma forte presença em redes sociais para tornar a marca conhecida nos mais diversos meios e canais de venda. Por fim, é necessário que a embalagem seja segura, mantendo a integridade dos alimentos e, de preferência, seja biodegradável e de baixo impacto ambiental.

Ao planejar abrir um restaurante, avalie os diferentes tipos e escolha aquele que faz mais sentido de acordo com o seu estilo de trabalho e público que você quer atingir. Nesse post apresentamos várias ideias e estilos de restaurantes para você se inspirar, de acordo com o tipo de serviço, cardápio e público-alvo.

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Fonte: Baseado em conteúdo publicado originalmente pela Webstaurantstore e adaptado pela equipe de Marketing da Qualifest.