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Como divulgar o seu restaurante com baixo investimento

Como se sabe, abrir um restaurante com um ambiente agradável, comida de qualidade e funcionários treinados para prestar um atendimento de excelência, requer um alto investimento. Mas isso não basta, pois os clientes não virão “sozinhos”. Se faz necessário um esforço de divulgação e publicidade para que eles venham até você.

Muitos restaurantes pecam nesse aspecto, seja por falta de conhecimento ou investimento na divulgação.

Vamos dar aqui nesse post algumas orientações e sugestões de divulgação com baixo investimento:


1. Qual é o público que você quer atingir?

O primeiro ponto que você deve definir é o público que você quer atrair para o seu restaurante. Famílias com crianças pequenas? Idosos? Esportistas? Jovens adultos e de alta renda? Pessoas que esperam um ambiente sofisticado?
Saber o público é fundamental para você escolher quais são os meios mais eficientes para atraí-los.

2. Construa uma presença online
Geralmente, os consumidores realizam pesquisas no Google para obter informações sobre a localização, horário de funcionamento, como fazer reservas etc.
Então, além de fazer o cadastro no Google Meu Negócio, considere a possibilidade de ter um site com mais informações, como o cardápio, link direto para fazer reserva via WhatsApp, agenda de eventos, links para as redes sociais etc. Capriche também nas imagens dos pratos. Elas são um estímulo e tanto para as pessoas terem vontade de conhecer o seu espaço.
[Nesse post, damos mais detalhes de como construir o seu posicionamento digital.]

3. Faça parte de grupos de negócios
Relacionamento é muito importante para ser mais conhecido e atrair mais pessoas para o seu estabelecimento. Fazer parte de associações comerciais e outros grupos de empresários possui baixo investimento e pode aumentar muito o alcance e a credibilidade da sua marca. Esteja presente nas reuniões e aproveite a oportunidade para fazer parcerias de negócios e divulgação.

4. Promova eventos
Noites temáticas ou seguindo o calendário de datas comemorativas, pode tornar o seu restaurante uma referência em trazer novidades e aumentar a frequência de visitas dos seus clientes.
Além desses eventos, você também pode criar pratos temporários, para estimular novas visitas em um menor intervalo de tempo.
Divulgue e venda os convites para essas ocasiões no próprio restaurante, em seu site e também nas redes sociais.

5. Capriche na apresentação do pratos
Você já reparou que as pessoas adoram fotografar e compartilhar os pratos nas redes sociais, marcando o restaurante em que estão? Isso é uma publicidade 100% gratuita, é o cliente falando de você!
Então capriche na apresentação dos pratos e na ambientação da mesa, para que as fotos de seus clientes fiquem mais atraentes e estimulem mais pessoas a te visitarem.
E claro, faça o repost no seu perfil e deixe o cliente ainda mais feliz com você. É o que chamamos de reciprocidade.


6. Tenha um bom relacionamento com a imprensa local
Vai fazer um evento bacana, lançar um novo cardápio ou ainda, uma reinauguração? Convide a imprensa para fazer a cobertura do evento.

7. Ouça, envolva os seus clientes e convide-os a voltar
A cada visita, convide os clientes a preencherem uma pesquisa e colete informações como e-mail, WhatsApp e data de aniversário. Envie novidades e promoções, estimule-o a trazer amigos para comemorar junto, dê alguma cortesia. Naturalmente, o número de clientes vai aumentar.

8. Faça parcerias
Divulgue seu restaurante em outros estabelecimentos que atendam o mesmo público que você. Por exemplo, se você trabalha com comida saudável, você pode divulgar nas academias da região.

9. Se envolva nas ações da comunidade
Apoie causas sociais de maneira genuína, seja através de doações e/ou de incentivo à cultura, ao esporte e/ou à educação. Sua marca será associada e lembrada de maneira extremamente positiva pelos seus clientes e potenciais clientes.

10. Esteja presente nos aplicativos de delivery
Estar no iFood, UberEats, Rappi, entre outros, também é uma maneira de divulgar o seu restaurante de forma gratuita e alcançar mais pessoas. Se fizer sentido para o seu modelo de negócio, explore esse recurso.

11. Dê brindes
Crie ações especiais e presenteie seu cliente com algo diferenciado e que leve a sua marca para dentro da casa dele e seja sempre lembrada.

Além dessas sugestões, certamente uma boa experiência dentro do seu restaurante vai fazer com que seus clientes o indiquem para outros potenciais clientes. Invista nisso.

Por: Equipe de Marketing da Qualifest