BLOG

Como aumentar o ticket médio do seu restaurante

Com um bom treinamento, seus colaboradores podem te ajudar a aumentar as vendas do seu restaurante. O processo de upsell nada mais é do oferecer algo a mais para o seu cliente, além daquilo que ele pensou em pedir.

O segredo de um bom upsell é fazê-lo de uma maneira que não faça o cliente sentir que está sendo pressionado a comprar algo que ele não deseja.

Algumas dicas para você aplicar essa prática:

1. Toda vez que um cliente chegar no seu estabelecimento, pergunte se ele já esteve lá alguma vez. Se for a primeira vez, aproveite a oportunidade para sugerir os melhores pratos para ele, pois ele estará ansioso a conhecer aquilo que o seu restaurante oferece de melhor. Sugira um cardápio completo, da entrada à sobremesa.

2. Promova um item do cardápio assim que os clientes se sentarem
Escolha um item de entrada, como um drink diferente ou o couvert e ofereça para o seu cliente. Uma ótima maneira de fazer isso é dizer algo do tipo: “Você conhece nossos drinks especiais? O drink X, feito com frutas vermelhas frescas é delicioso, os clientes aprovam e eu recomendo.” Isso pode fazer com que o cliente peça algo que ele nem tinha pensado em um primeiro momento e mais do que isso, você tem a oportunidade de vender uma bebida com um valor bem superior à uma simples água ou refrigerante.

3. No momento do pedido do prato principal, ofereça uma salada ou outro acompanhamento extra, para uma combinação perfeita e ainda, aumentar o seu ticket médio.

4. Ao final da refeição, pergunte se gostariam de mais bebidas e ofereça as sobremesas. Pergunte por exemplo, se o cliente gosta de chocolate, e descreva em detalhes a sua melhor sobremesa com esse ingrediente. Um café ou um licor também podem ser boas sugestões para aumentar o pedido final.

São ações simples, mas que no volume total de pedidos que você recebe diariamente, pode ter um impacto super positivo no seu faturamento e no lucro ao final do mês.

A Qualifest dispõe de utensílios, bowls, pratos e talheres de uso único, em diferentes materiais, para proporcionar a melhor experiência para o seu cliente e maior eficiência no seu serviço. Clique em Produtos e conheça toda a linha.

Por: Marketing Qualifest