BLOG

Sempre é bom saber!

Os termos em relação ao que é biodegradável, oxibiodegradável, compostável etc., sempre geram dúvidas e questionamentos. Para esclarecer as diferenças entre eles, elaboramos um glossário desses termos, para te ajudar na escolha dos materiais:

Reciclável
Material com potencial de retorno ao processo produtivo para reprocessamento, mas só é efetivo se a reversa ocorre, e o processo de reciclagem é finalizado. Ex.: Plástico, papel, alumínio. O material reciclado é aquele que já passou por reciclagem e já foi efetivamente reaproveitado.

Biodegradável
Biodegradável é todo o material capaz de se desfazer por agentes biológicos (bactérias), podendo compor a terra novamente, sem causar problemas ou deixar qualquer resíduo nocivo. A velocidade dessa degradação é que define o que é bom ou ruim para o meio ambiente.

Compostável
Material que ao passar por processo de decomposição biológico, resulta em resíduo com alto teor de nutrientes para o solo. Pode compor adubos.
A compostagem pode ser doméstica (minhocários), comercial (leiras no solo com condições e enzimas controladas), industrial (máquinas de compostagem com temperatura, umidade e enzimas controladas).

Oxibiodegradável
Material plástico, derivado de petróleo, com aditivo que confere degradação bioquímica ao material, com formação de subproduto, o microplástico altamente nocivo ao solo, lençóis freáticos, rios, oceanos e saúde humana – proibido pela PL0099.

Material de fonte não renovável
Matéria-prima de origem fóssil / petróleo, que não se renova na natureza e normalmente é poluente. Ex.: plásticos convencionais PET, PE, PS, PP.

Material de fonte renovável
Matéria-prima de origem vegetal que pode ser reposta na natureza. Ex.: fibras celulósicas, CPLA, PLA – normalmente biodegradáveis.
Atenção: “amido de milho” normalmente tem na composição mistura com alto % de plásticos convencionais.

Material monocamada / mono material
Material “puro”, sem mistura com materiais de outras naturezas. Ex.: PET, papel, bagaço de cana, madeira.


Material composto ou multicamadas

Embalagem composta por mistura de diversos materiais diferentes – misturas são feitas para conferir mais resistência e outras propriedades às embalagens, mas normalmente os materiais são de difícil separação e tornam-se poluentes.
Não pode ser reciclado e normalmente não biodegrada. Ex.: polipapel (papel laminado com PP ou PE), caixas da Tetrapack, embalagens metalizadas.

A Qualifest dispõe de produtos recicláveis, biodegradáveis e compostáveis, produzidos com materiais de fontes renováveis para propiciar um baixo impacto ambiental. Clique em “Materiais” para saber mais.