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Adaptando o seu cardápio para delivery

Antes de oferecer um serviço delivery para seus clientes, você precisa criar um cardápio apropriado para isso. Com a demanda e a concorrência em alta, ter um cardápio fácil de ser preparado, embalado e entregue, é essencial para ter bons resultados financeiros.

[Conheça nossas embalagens para delivery]

Quer você use um serviço de entrega terceirizado ou próprio, escolher os itens do cardápio corretamente é essencial para garantir entregas bem sucedidas. É importante considerar que nem todas as refeições do cardápio do seu restaurante podem ser entregues facilmente. Você deve escolher itens que façam parte da essência do seu negócio, mas que também possam ser consumidas na residência dos clientes.

Aqui estão algumas perguntas para te ajudar a decidir o que deve conter no seu cardápio para delivery:
– A refeição é apropriada para delivery? Não perde a qualidade, o sabor e a textura no transporte?
– Quando o cliente receber, a comida estará com bom aspecto visual?
– Você tem a embalagem certa para a refeição?
– A margem de lucro é atrativa?
– Exige algum tipo de transporte especial? Por exemplo: esse prato pode ser entregue por moto ou apenas por carro?
– O tempo de preparação tornará o tempo total de entrega muito longo?
– Você está preparado para atender a demanda, de forma eficiente e rápida?

Como elaborar um cardápio para delivery

Analisando os aspectos abaixo, vai ficar mais fácil montar o seu cardápio:

1. Calcule o tempo de preparo e entrega
Quando se trata de entrega de comida, o cálculo do tempo é fundamental, já que é uma das prioridades do cliente ao realizar o pedido. Uma entrega eficiente e rápida pode resultar em uma avaliação positiva do cliente para o seu restaurante.
Pratos de preparo rápido são mais interessantes, já que você deve somar o tempo de preparo + tempo de entrega ao tempo total que o cliente terá que esperar para receber o pedido.

2. Poucos itens facilitam as escolhas dos clientes
O seu cardápio pode ser montado com aqueles 15 ou 20 itens mais pedidos no seu estabelecimento. Portanto pode ser reduzido, facilitando a sua logística de preparo, embalagem e entrega.

3. Temperatura e texturas
Avalie se o prato que você colocou no cardápio não sofre muitas alterações no que diz respeito à temperatura e textura durante o transporte. Um risoto, por exemplo, pode ter o sabor e a textura comprometidos, caso demore muito para chegar até a casa do cliente.

4. Área de entrega
Defina muito bem o raio de entrega, para que seus entregadores possam chegar com o pedido em um tempo razoável e seus clientes tenham a melhor experiência.

5. Motos e/ou carros de entrega
Certifique-se de ter entregadores suficientes que atendam a sua demanda. Fazer vendas por aplicativos, com iFood e UberEarts podem facilitar muito esse processo.

6. Escolha embalagens adequadas
Esse é um fator muito importante para quem trabalha com delivery. Usar embalagens adequadas podem garantir que seus pratos cheguem aos clientes com maior segurança.

Algumas maneiras de embalar adequadamente:

– Escolha os recipientes de tamanho certo, que não sejam muito maiores do que o alimento que está sendo embalado.

– Embale molhos e condimentos separadamente, em potinhos com tampa.

– Use embalagens que ajudem a manter a umidade e a temperatura dos pratos. Alimentos quentes não embalados corretamente podem suar e comprometer muito a qualidade. Evite manter os itens quentes muito próximos das bebidas, por exemplo.

– Apresentação é tão importante quanto sabor. Os pratos devem chegar de forma que agrade aos olhos e desperte o apetite de quem o recebe.

– Identifique os pratos, acompanhamentos e molhos com etiquetas.

– Capriche na identidade visual. Acrescente adesivos/cintas com a sua marca nas embalagens, cartão fidelidade, uma cartinha agradecendo pelo pedido ou até mesmo orientando como aquecer a comida, se necessário. São detalhes que fazem muita diferença.

 

Foto: Lume Restaurante
Foto: Lume Restaurante

 

Depois de montar o seu cardápio e escolher as embalagens mais apropriadas, avalie se o seu sistema de pedidos e entrega são simples e fáceis de usar:

1. Disponibilize seu cardápio online, com visual atraente, fotos bonitas, descrições curtas e com os respectivos preços, em todos os meios onde a sua marca estiver presente: site e redes sociais.

2. Use diferentes meios de pagamento: dinheiro, pix, cartão de crédito, vale refeição etc.

3. Aumente sua abrangência e alcance mais clientes, fazendo parte de serviços de entrega como iFood e UberEats. Não esqueça de manter o cardápio atualizado, diariamente, excluindo os itens indisponíveis. Não há nada mais frustrante para o cliente fazer um pedido, pagar por ele e depois ser informado que não receberá aquele produto por indisponibilidade de algum ingrediente.

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Fonte: Qualifest e Webstaurantstore.