BLOG

IV SEMINÁRIO PESCA E AQUICULTURA: DA ÁGUA AO PRATO, BUSCANDO SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS

Seminário sobre pesca sustentável traz degustação preparada por grandes chefs

Conservação Internacional participa do painel sobre responsabilidade social e fornece ao menu especial pescados rastreados pelo projeto Pesca+Sustentável no RJ.

Indústria, varejo, lideranças comunitárias, chefs de cozinha e influenciadores da área de gastronomia estarão representados no próximo dia 24 de julho, na Unibes Cultural, em São Paulo, durante o IV Seminário Pesca e Aquicultura: Buscando Soluções Sustentáveis. A ideia é mostrar experiências e desafios deste movimento no Brasil, terminando o dia com uma degustação especial feita com pescados – tainha, bijupirá e vieira – cujo processo de captura até a chegada ao prato do consumidor cumpriu práticas adequadas, sem prejuízo para a espécie e o seu habitat. “Comer pescado sustentável significa apoiar os produtores responsáveis e o bem-estar dos nossos mares”, afirma Cintia Miyaji, diretora executiva da Aliança Brasileira para Pesca Sustentável, promotora do evento.

ONG Conservação Internacional, um dos importantes elos desta cadeia, participa às 9h do painel sobre Responsabilidade Social, em que será apresentada a experiência do projeto Pesca+Sustentável. O projeto atua em sete pescarias nos Estados do Rio, Pará e Bahia, atingindo aproximadamente 5 mil famílias pesqueiras. Os profissionais da CI-Brasil orientam quanto ao manejo adequado dos pescados em todas as etapas e auxiliam na comercialização direta dos produtos para restaurantes, peixarias e barracas de praia, viabilizando a existência e autonomia da atividade pesqueira tradicional a partir de boas práticas.

“Todos os elos da cadeia produtiva são importantes para que a atividade seja considerada realmente sustentável. O conceito implica em mudança de cultura na forma como se pesca, como se cozinha e como se come”, afirma Renata Pereira, uma das coordenadoras do Pesca+Sustentável que participa do Seminário em São Paulo. Serão fornecidos para a degustação a tainha pescada na Lagoa de Araruama, Região dos Lagos (RJ), e também a vieira e o bijupirá procedentes dos cultivos da Bahia de Ilha Grande (RJ). A experiência de revitalização da Lagoa de Araruama, que há alguns anos foi considerada morta e hoje provê sustento para 600 famílias pesqueiras, será apresentada pela liderança Chico Pescador, que também representa o Confrem – Comissão Nacional para Fortalecimento das Reservas Extrativistas e dos Povos Extrativistas Costeiros Marinhos.

SERVIÇO:
IV Seminário Pesca e Aquicultura: Da Água ao Prato, Buscando Soluções Sustentáveis
Data: 24/7
Horário: Das 9h às 18h – Debates abertos ao público (com capacidade para 200 pessoas) com painéis sobre pesca artesanal e responsabilidade social da pesca (CI-Brasil), Indústria responsável, decisões de grande escala, Chefs e Influenciadores Digitais, Poder de compra impulsionando mudanças positivas: varejistas e seus compromissos de sustentabilidade.
Degustação sustentável: Das 19h às 22h (convites à venda)
Unibes Cultural
Rua Oscar Freire, 2.500
Sumaré, São Paulo
Ingressos à venda aqui: https://www.sympla.com.br/da-agua-ao-prato-degustacao-de-pescados-sustentaveis__305587