BLOG

TENDÊNCIAS GASTRONÔMICAS PARA 2016

Mundialmente, a busca pela saúde, bem-estar e alimentação equilibrada, estão em forte crescimento e devem impulsionar ainda mais o mercado gastronômico em 2016.

Segundo Rosa Moraes, diretora de gastronomia da Laureate Brasil, a criação de um número cada vez maior de pratos feitos apenas de vegetais, principalmente orgânicos, sem qualquer tipo de proteína, continuará muito presente. Essa tendência também é apontada pelo relatório “Top 20 Food Trends” da National Restauran Association, que acredita que a sustentabilidade deve crescer, dentro e fora da cozinha, com a utilização de ingredientes frescos locais, para impulsionar a economia, e forte redução dos produtos industrializados e do desperdício de alimentos.

Seguindo essa mesma linha, pratos como o ceviche – peixe cru marinado no limão, em diferentes apresentações e com variados temperos e acompanhamentos,  tende a estar mais presente na gastronomia, em pratos mais requintados, com a intenção de levar uma experiência gastronômica mais rica aos consumidores.

Apesar dessas tendências em escolhas mais saudáveis, e do relatório afirmar que haverá uma queda no consumo de carboidratos em geral, Rosa ainda acredita que uma boa pasta ainda estará presente no prato do brasileiro em 2016.

Fonte: Laureate Brasil